www.elumiere.net

ACONTECIMIENTOS 2013

BRUNO ANDRADE

 

 

 

 

Não apenas de 2013, mas dos últimos 10 ou 11 anos:

Retrospectiva Jean-Claude Brisseau, de 19 de setembro a 3 de outubro, em São Paulo.

"(...) pour aller jusqu'à toi, quel drôle de chemin il m'a fallu prendre."



"Os poemas quenianos evocam encontros amorosos e felizes apenas muito excepcionalmente nos anos quarenta. É o caso do poema ‘Dois Belos Lampejos de Estrela’ em O Instante Fatal (Po, 95-6), que estaria mais próximo do ‘Jardim’, de ‘Osiris [...]’ em Paroles ou de ‘Embrasse-moi’ em Histoires. Quando aparece, na obra de Queneau, uma imagem da mulher amada, freqüentemente não é mais que uma sombra, um arrependimento, um emblema do passado, participando dos ‘adeus à vida/[...]/adeus à esperança de todas as promessas’."



"(...) uma escolha ao mesmo tempo orgulhosa diante dos homens e respeitosa da natureza exprime essa convergência das faculdades rumo a um ponto central, o mesmo para todos, mas que poucos espíritos entrevêem e que quase ninguém atinge. Passou o tempo de buscar o segredo do mundo. Através do furor e da tragédia, assim como nas alegrias mais fervorosas, é questão de nada mais que aprender a viver."

"Ele vem para libertar o coeficiente da sua própria consciência, que se encontra prisioneiro. E o coeficiente da sua própria consciência que se encontra prisioneiro, somos nós! E, Aquele que vem, é o prolongamento Cósmico Superior de ti mesmo!"

 


Dois Belos Lampejos de Estrela’...



TO BE CONTINUED